Receita de Espaguete ao alho e óleo com atum

janeiro 23, 2011

Ingredientes:

– 3 litros de água filtrada

– 2 colheres (chá) de sal grosso

– 1 colher (sopa) de óleo (de soja ou canola)

– 250 g de macarrão espaguete

– 4 dentes de alho

– 1 colher (chá) de azeite de oliva

– 1 lata de atum light (conservado em água)

– sal refinado a gosto

Preparo:

– Coloque a água filtrada em uma panela e tampe, leve ao fogo alto e aguarde até que entre em ebulição. Retire a tampa, acrescente o sal e aguarde até que o sal esteja totalmente dissolvido. Acrescente uma colher de sopa de óleo. Quebre o espaguete ao meio e coloque dentro da panela com a água fervendo. Mexa sempre com uma colher durante os primeiros 5 minutos para evitar que os fios grudem. Deixe cozinhar por mais 5 minutos e prove para saber se está pronto. A massa deve estar “al dente”. Escorra a água e coloque um pouco de azeite na massa para que não grude.

– Corte o alho em cubinhos e refogue com uma colher de chá de azeite em uma frigideira anti-aderente em fogo médio-baixo, mexendo sempre até que fique levemente dourado. Não deixe corar demais para que não fique amargo.

– Abra a lata de atum, drene a água. Coloque o atum em um prato, desmanche com um garfo e tempere com uma pitada de sal refinado e um fio de azeite.

– Monte os pratos com o macarrão, o alho e o atum.

Rendimento: 2 porções

Dicas:

– A água da bica costuma ter aroma e sabor de cloro. A água é um ingrediente e seu sabor interfere no sabor final (e na qualidade) do prato, por isso, dê preferência para água filtrada ou mineral quando for cozinhar.

– A água salgada tem um ponto de ebulição mais alto do que o da água pura, ou seja, ferve a uma temperatura mais alta. Para acelerar a fervura, acrescente o sal apenas depois que a água estiver fervendo.

– O tempo de cozimento pode variar dependendo da espessura da massa. Leia as instruções do pacote para saber o tempo adequado.

– “Al dente” é uma expressão em italiano que significa que a massa está cozida, mas firme. Retire a massa quando ela ainda estiver firme, quase pronta, pois a massa continua cozinhando depois que é escorrida.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 70 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: