Dica: Como preparar formas para bolos

outubro 18, 2009

Dicas para facilitar sua vida na cozinha. Clique nas fotos para ver as receitas.

Untada e Enfarinhada?

As formas para bolos normalmente são untadas com manteiga e polvilhadas com farinha de trigo. Isso porque a maioria das receitas de bolo tem a farinha de trigo como ingrediente.

Bolo de Cenoura

Bolo de Cenoura

Mas alguns bolos não contém farinha de trigo na massa. Nesse caso, a forma não deve ser polvilhada com farinha de trigo.

Se a receita levar outro tipo de farinha, ela pode ser usada para polvilhar a forma no lugar da farinha de trigo (ex: farinha de rosca, farinha de milho).

Se o bolo não levar nenhuma farinha, a forma deve ser untada apenas com manteiga, como ocorre no caso do bolo de aipim.

Bolo de Aipim

Bolo de Aipim

De maneira geral, se a receita levar óleo, a forma pode ser untada com óleo ao invés de manteiga.

Bolo Cuca de Banana

Bolo Cuca de Banana

Formas de silicone não precisam ser untadas e enfarinhadas. Normalmente elas são apenas levemente untadas com manteiga. Os fabricantes de formas de silicone indicam que elas necessitam ser untadas na primeira vez que são usadas e que, depois disso, elas podem ser usadas sem untar.

Bolinho Café com Leite

Bolinho Café com Leite

Clique aqui e veja a lista com todas as receitas

Clique aqui e saiba mais sobre os alimentos

Caramelo Fácil

Existem várias receitas de caramelo, mas todas elas precisam de total atenção para não queimar e ficar no ponto certo. Além disso, para caramelar a forma é necessário espalhar o caramelo ainda quente na forma e queimaduras são comuns no processo.

A maneira mais fácil (e segura) de caramelar a forma do pudim (ou de bolos que precisem de forma caramelada, como o bolo-pudim e o bolo invertido) é usar a glucose. A glucose de milho e a glucose de mandioca são facilmente encontradas em todos os supermercados e podem substituir o caramelo.

Despeje um pouco de glucose na forma e espalhe com as costas de uma colher de sopa. A glucose já vem pronta para o uso e deve ser usada a temperatura ambiente, o que evita acidentes.

Desenformar com Perfeição

Antes de desenformar o pudim de leite condensado, coloque-o na geladeira por algumas horas (de preferência, faça o pudim de vésperae deixe na geladeira durante a noite). Quando o pudim estiver bem gelado, use uma faca de ponta arredondada ou um palito de churrasco e solte-o das laterais da forma para que ele se desprenda por inteiro na hora de desenformar.

Para garantir que seu pudim não se despedaçará ao ser desenformado, também é necessário que ele esteja suficientemente cozido. Um pudim de leite condensado deve cozinhar por no mínimo 2 horas para que fique bem firme e não se desmanche. Deixar o pudim gelar bem também é essencial para lhe conferir a firmeza necessária.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: