Saiba Mais: Ovos

dezembro 27, 2008

Como escolher, conservar e usar

Os ovos são formados por três partes: casca, clara e gema. A casca é frágil e porosa. Na parte interna há uma membrana finíssima aderida à casca que não é assimilada pelo organismo. Na extremidade arredondada do ovo essa membrana se desdobra formando uma pequena câmara de ar, pela qual se pode reconhecer se o ovo está fresco ou não. Quanto mais velho o ovo, maior a câmara de ar. É por isso que se verifica o frescor do ovo mergulhando-o em um copo com água: se o ovo afundar está fresco, se boiar está velho. O ovo fresco apresenta clara viscosa e firme, a gema em posição central, redonda e sobressalente.
A cor da casca varia do branco até o marrom escuro. De acordo com a raça da ave, pode apresentar-se rósea ou mesmo azulada. Não há relação entre a cor da casca e o valor nutritivo, sabor ou qualidade do ovo. A cor da gema, em grande parte, é influenciada pela alimentação da galinha.
O ovo de galinha é o mais utilizado na alimentação humana. Ovos de codorna também podem ser encontrados no comércio. Os de outras aves, como pata e marreca, são usados em escala bem reduzida. Os de peixe, conhecidos como ovas, podem ser encontrados frescos ou em conserva. É o caso do caviar (ovos de esturjão), vendido enlatado.
Não se deve consumir ovos crus pelo risco de contaminação com salmonela. O cozimento mata a salmonela e torna o ovo seguro para o consumo.
Quando for cozinhar o ovo com a casca, prefira usar o ovo à temperatura ambiente. Se for usar ovos gelados, ponha-os em uma panela com água à temperatura ambiente e leve para cozinhar em fogo baixo, para que a casca não se rompa. Depois que a água ferver espere de 10 a 15 minutos para que o ovo fique completamente cozido.
Quando for usar o ovo em receitas de pães e bolos, use o ovo à temperatura ambiente, posto que a utilização de ingredientes gelados inibe a ação do fermento, o que faz com que a massa cresça menos e fique menos macia. Para evitar que isso aconteça, retire os ovos da geladeira na véspera de fazer a receita ou, ao menos, algumas horas antes. Se não houver tempo hábil para aclimatar os ovos e houver algum líquido a ser adicionado na recieta (tal como água ou leite), use-o morno. Também é possível colocar os ovos gelados de molho por cerca de 15 minutos em água morna antes de usar na receita, mas tome cuidado, pois se usar água quente demais os ovos podem cozinhar.
Não compre ovos com rachaduras, mesmo que pequenas, pois elas permitem a entrada de microorganismos que contaminam o ovo e se proliferam em seu interior. Se o ovo foi comprado intacto, mas sua casca rachou durante o transporte, use-o imediatamente ou descarte-o (jogue-o fora).
Os ovos não devem ser guardados na porta da geladeira posto que seu movimento constante é prejudicial a conservação dos ovos, além disso, a porta é um dos lugares mais quentes da geladeira. Ao comprar os ovos, retire-os da embalagem e coloque-os em um recipiente plástico (sem tampa) e guarde-o na primeira prateleira da geladeira, onde é mais frio.

Propriedades e benefícios à saúde

Contém vitamina B12 (cianobalamina). Essencial para o crescimento, ela combate a anemia e melhora a memória e a concentração. Sua falta está associada a degenerações neurológicas que, em casos extremos, podem levar à paralisia progressiva. Suas fontes são exclusivamente alimentos de origem animal (carne, leite, ovos).
A gema de ovo contém vitamina E que previne doenças cardiovasculares, combate os radicais livres, retarda o envelhecimento, alivia a fadiga, ajuda o corpo a aproveitar a vitamina A, protege os glóbulos vermelhos e fortalece o sistema imunológico.
Contém vitamina B3 (niacina) que previne dores de cabeça, principalmente as da enxaqueca, e facilita a digestão.
Contém fósforo, que junto com o cálcio, ajuda a construir o esqueleto, protegendo contra a osteoporose, melhora a resistência orgânica e reduz a sensação de fadiga, por participar da geração de energia no corpo e ativa muitas vitaminas do complexo B.
Contém Lisina, que é uma das peças fundamentais para a composição do colágeno, proteína que ajuda a sustentar os tecidos do organismo e participa da composição dos ossos.
Contém altas doses de colina, substância essencial para o sistema nervoso, que estimula a memória e a concentração.
Contém zeaxantina e luteína, que protegem a visão, prevenindo problemas como a catarata.
É de fácil digestão.
Do ponto de vista nutricional, o ovo é quase tão completo quanto o leite materno. Rico em zinco, selênio, ferro, sódio, potássio, vitaminas A, E e as do complexo B. Recomendado o seu consumo por grávidas, atletas, crianças e pessoas que convalescem de alguma doença.
O ovo não é gorduroso, cada unidade contém apenas 1,5 g de gordura saturada, menos do que uma fatia de queijo branco.

Receitas com Ovos – Clique no nome da receita para ver ingredientes, modo de preparo, dicas e a foto em tamanho grande:

salgadinhos-de-forno_blog Salgadinhos de Forno

Bolinho Café com Leite de Liquidificador

Bolo-Cuca de Banana com Iogurte

Bolo de Aipim (Mandioca ou Macaxeira) de Liquidificador

Bolo de Cenoura de Liquidificador

Bolo de Farinha de Milho Pré-cozida de Liquidificador

Bolo de Laranja de Liquidificador

Bolo de Santo Antônio (Bolo de Amendoim) de Liquidificador

Bolo Invertido de Liquidificador de Abacaxi, Banana ou Maçã

Bolo Mármore de Iogurte de Liquidificador

Bolo Nuvem de Chocolate de Liquidificador

Brigadeirão de Liquidificador

Panqueca de Chocolate de Liquidificador

Panqueca Versátil de Liquidificador

Pudim de Leite Condensado de Liquidificador

Pudim de Milho Verde de Liquidificador

Pudim de Pão Integral

Quindão do Papai

Bife à Milanesa no Forno

Bolinho de Bacalhau de Forno

Bolinho Rico de Arroz no Forno

Bolo Salgado de Liquidificador

Filé de Viola Empanado no Forno

Nhoque da Fortuna

Pão de Forma de Liquidificador

Pão Recheado de Atum

Pastel de Forno Facílimo

Pizzza de Liquidificador

Clique aqui e veja todas as receitas

Clique aqui e saiba mais sobre os alimentos

Aviso Importante: Este é um blog de culinária. O objetivo dos textos sobre os alimentos é meramente o de estimular o leitor a consumir uma dieta variada e nutritiva. Todas as informações a respeito dos benefícios advindos do consumo diário e contínuo de determinados alimentos são obtidas através da pesquisa realizada em publicações sobre o assunto. O tratamento de doenças deve ser realizado com acompanhamento médico.

Clique aqui para ler a bibliografia

Anúncios

2 Respostas to “Saiba Mais: Ovos”


  1. Boa tarde:
    Gostei muito da informação sobre as maneiras de usar os ovos e, conserva-los.
    Adorei a série de receitas que acima estão listadas.
    Parabens e, continue sempre com outras receitas deliciosas.
    Antonio Carlos de Almeida

  2. Levi Says:

    muito bom recomendo a todos, te dá outra visão com relação ao ovo.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: