Saiba Mais: Feijão

setembro 6, 2008

Como escolher, conservar e usar

Há muitos tipos de feijão, de formatos, cores e sabores diferentes. Os mais comuns são o mulatinho, rosinha, jalo, preto, branco, carioca, fradinho (ou feijão-de-corda).

Ao comprar feijão procure por grãos brilhantes com “olho” branco. Grãos opacos e pacotes “enfumaçados” ou turvos indicam a proliferação de fungos. Olhos amarelados indicam que o feijão está velho.

Ao escolher o feijão, descarte os grãos com o “olho” escuro, os furados (os furos são feitos por larvas de insetos), os quebrados e os que estiverem com a casca danificada (a falta de casca favorece a contaminação dos grãos).

Por ser uma leguminosa seca, o feijão precisa ser hidratado antes de ser usado. O feijão novo em poucas horas está pronto para ser cozido, enquanto o mais velho precisa ficar de 5 a 7 horas de molho. Coloque o feijão de molho em água fria (temperatura ambiente), em um recipiente coberto para evitar que insetos ponham ovos na água. A água do molho feito dessa maneira deve ser descartada (jogada fora) e não deve ser aproveitada para o cozimento. Lave os grão em água corrente, com o auxílio de um escorredor de arroz, antes de levá-lo para a panela.

O tempo de cocção varia de acordo com o tipo de feijão e a idade do grão. O feijão pode ser cozido em panela comum, mas esse processo demora cerca de 2 a 3 vezes mais do que na panela de pressão. Além disso, o feijão feito em panela comum tende a ficar “arenoso” por dentro e desmanchado por fora, o que resulta em aparência e textura desagradáveis. O cozimento do grão na panela de pressão é muito mais uniforme. Cozinhe o feijão sempre acompanhado de 1 ou 2 folhas de louro. O louro, além de funcionar como tempero, ainda tem propriedades digestivas.

O feijão só deve ser consumido cozido, pois o feijão cru é tóxico para o organismo.

Além da maneira clássica de se cozinhar o feijão, pode-se preparar uma infinidade de pratos com ele, tais como: cozidos, virados e sopas.

Propriedades e benefícios à saúde

Como as leguminosas em geral, o feijão é um poderoso remédio para reduzir o colesterol. Regula os níveis de açúcar no sangue. Excelente alimento para diabéticos. Associado a baixos índices de determinados cânceres. Alto teor de fibras. Possui bom teor de ferro e vitaminas do complexo B.

Receitas com Feijão – Clique no nome da receita para ver ingredientes, modo de preparo, dicas e a foto em tamanho grande:

 Feijoada Leve com Couve no Vapor

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Aviso Importante: Este é um blog de culinária. O objetivo dos textos sobre os alimentos é meramente o de estimular o leitor a consumir uma dieta variada e nutritiva. Todas as informações a respeito dos benefícios advindos do consumo diário e contínuo de determinados alimentos são obtidas através da pesquisa realizada em publicações sobre o assunto. O tratamento de doenças deve ser realizado com acompanhamento médico.

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3 Respostas to “Saiba Mais: Feijão”

  1. Cherubim Alves Maia Says:

    Foi ótima a informação,principalmente sobre (propriedades e beneficios à saude)Obrigado.

  2. bruna manuella oliveira da silva Says:

    gostei de + de desta sua criatividade ok

  3. claudia felix Says:

    Parabéns pelas relevantes dicas e informações descritas. Da forma apresentada torna-se fácil cozinhar. Muito obrigada!


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