Saiba Mais: Leite

agosto 30, 2008

O leite de animais é muito antigo na alimentação humana. Parece que a formação de rebanhos leiteiros começou no sudeste asiático e que a cabra foi o 1º animal a fornecer leite ao homem.

Como escolher, conservar e usar

O leite de vaca comercializado passa por exame de controle bacteriológico e físico-químico e por diversos processos que visam prolongar sua conservação. O leite de consumo beneficiado classifica-se em três tipos: A, B e C. Fatores relacionados ao local da produção, aos cuidados com as vacas, à temperatura de conservação e ao lapso de tempo entre a ordenha e a distribuição para o consumo são utilizados para classificar o leite, sendo A o considerado de melhor qualidade.

Quando não se tem certeza de que o leite foi pasteurizado, deve-se fervê-lo antes da utilização.
Além de consumido ao natural, o leite combina com todos os ingredientes e presta-se para qualquer tipo de preparação culinária, doce ou salgada.

O leite pode ser encontrado em saquinhos (tipos A, B e C); em caixinhas (UHT), puro ou com sabor de chocolate ou morango; leite em pó (integral, semi-desnatado e desnatado); leite em pó infantil (classificado de acordo com a idade da criança que deve consumí-lo; leite condensado e creme de leite.

Leite em pó integral é o produto obtido da desidratação do leite fresco, através de processos industriais.

Leite em pó desnatado é o leite que, além de desidratado, tem retirada a sua gordura. Pode ser utilizado em doces e salgados, reduzindo o valor calórico dessas preparações.

Leites infantis são fórmulas especialmente adaptadas ao delicado organismo do bebê, podendo substituir ou complementar a alimentação do lactente, mediante prescrição médica.

Creme de leite é a nata, ou seja, é a gordura que sobe à superfície no processo de centrifugação do leite integral. É um produto essencialmente energético, possui proteínas de alto valor biológico, sais minerais e vitaminas A e D.

Leite condensado é um produto resultante da remoção parcial da água do leite integral. Concentrado no seu teor de açúcar, tem consistência cremosa e textura homogênea.

O leite começa a perder nutrientes depois de 5 minutos no fogo, portanto evite deixá-lo no calor por muito tempo.

Propriedades e benefícios à saúde

É um dos alimentos mais completos que se conhece. A riqueza em cálcio e fósforo faz dele um alimento insubstituível, pois esses elementos são indispensáveis na formação de ossos e dentes. A vitamina A, presente em boa proporção, é essencial à visão.

O cálcio, principal nutriente do leite, é importantíssimo no desenvolvimento dos ossos. Entre a infância e a adolescência ele vai se acumulando no organismo, tais reservas serão usadas pelo corpo na fase adulta. O cálcio é essencial para manter o equilíbrio interno do organismo e participa das contrações musculares. Depois dos 40 anos, a massa óssea diminui em média 0,5% a cada ano. Aí entra o leite, boa fonte deste mineral, para frear as perdas. É excelente fonte de proteínas. O leite ainda contém fósforo e as vitaminas A, D e E.

Receitas com Leite – Clique no nome da receita para ver ingredientes, modo de preparo, dicas e a foto em tamanho grande:

 Flor de Leite (docinho de leite em pó)
Bolinho Café com Leite de Liquidificador
Pudim de Leite Condensado de Liquidificador
Panqueca de Chocolate de Liquidificador
Panqueca Versátil de Liquidificador
Pão de Forma de Liquidificador
Estrogonofe de Frango ou Camarão
Bolo Salgado de Liquidificador
Canjica Cremosa 
Pudim de Milho Verde de Liquidificador
Brigadeiro Branco sem manteiga
Brigadeiro de Chocolate sem manteiga
Brigadeiro de Queijo sem manteiga
Brigadeiro Veludo Vermelho (sem manteiga)
Docinho Azul da Cor do Mar (sem manteiga)
Docinho de Coco (Beijinho) sem manteiga
Docinho Precioso de Amendoim (Cajuzinho)
Bolo Mármore de Iogurte de Liquidificador
Bolo Nuvem de Chocolate de Liquidificador
Bolo de Aipim (Mandioca ou Macaxeira) de Liquidificador
Bolo de Farinha de Milho Pré-cozida de Liquidificador
Bolo de Santo Antônio (Bolo de Amendoim) de Liquidificador
Bolo Invertido de Liquidificador de Abacaxi, Banana ou Maçã

Clique aqui e veja todas as receitas

Clique aqui e saiba mais sobre os alimentos

Aviso Importante: Este é um blog de culinária. O objetivo dos textos sobre os alimentos é meramente o de estimular o leitor a consumir uma dieta variada e nutritiva. Todas as informações a respeito dos benefícios advindos do consumo diário e contínuo de determinados alimentos são obtidas através da pesquisa realizada em publicações sobre o assunto. O tratamento de doenças deve ser realizado com acompanhamento médico.

Clique aqui para ler a bibliografia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: