Saiba Mais: Aveia

agosto 15, 2008

Como escolher, conservar e usar

A aveia é vendida em forma de flocos. Os flocos grossos necessitam de cozimento, e flocos finos pré-cozidos tem preparo instantâneo.
A aveia pode ser ingrediente de mingaus, sopas, bolos, salgados, biscoitos e tortas. Nas massas, pode substituir parte da farinha de trigo, enriquecendo o sabor da preparação e conferindo maior consistência.

Propriedades e benefícios à saúde

A aveia é um dos cereais mais completos. Ao ser industrializada, retêm quase integralmente o germe do grão, ao contrário de outros cereais, como trigo e arroz, que perdem, no beneficiamento e polimento, grande parte de seus elementos nutritivos.
É de fácil digestão. Rica em cálcio, fósforo,ferro, proteínas, vitaminas, carboidratos e fibras.
O consumo diário de suas fibras solúveis está relacionado ao bom funcionamento intestinal e à diminuição na absorção do colesterol total e LDL (o mau colesterol).
Tem atividade estrogênica, antioxidante e antidepressiva. Auxilia no controle da glicemia (açúcar no sangue) e da pressão arterial.

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Aviso Importante: Este é um blog de culinária. O objetivo dos textos sobre os alimentos é meramente o de estimular o leitor a consumir uma dieta variada e nutritiva. Todas as informações a respeito dos benefícios advindos do consumo diário e contínuo de determinados alimentos são obtidas através da pesquisa realizada em publicações sobre o assunto. O tratamento de doenças deve ser realizado com acompanhamento médico.

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