Saiba Mais: Leite

agosto 30, 2008

O leite de animais é muito antigo na alimentação humana. Parece que a formação de rebanhos leiteiros começou no sudeste asiático e que a cabra foi o 1º animal a fornecer leite ao homem.

Como escolher, conservar e usar

O leite de vaca comercializado passa por exame de controle bacteriológico e físico-químico e por diversos processos que visam prolongar sua conservação. O leite de consumo beneficiado classifica-se em três tipos: A, B e C. Fatores relacionados ao local da produção, aos cuidados com as vacas, à temperatura de conservação e ao lapso de tempo entre a ordenha e a distribuição para o consumo são utilizados para classificar o leite, sendo A o considerado de melhor qualidade.

Quando não se tem certeza de que o leite foi pasteurizado, deve-se fervê-lo antes da utilização.
Além de consumido ao natural, o leite combina com todos os ingredientes e presta-se para qualquer tipo de preparação culinária, doce ou salgada.

O leite pode ser encontrado em saquinhos (tipos A, B e C); em caixinhas (UHT), puro ou com sabor de chocolate ou morango; leite em pó (integral, semi-desnatado e desnatado); leite em pó infantil (classificado de acordo com a idade da criança que deve consumí-lo; leite condensado e creme de leite.

Leite em pó integral é o produto obtido da desidratação do leite fresco, através de processos industriais.

Leite em pó desnatado é o leite que, além de desidratado, tem retirada a sua gordura. Pode ser utilizado em doces e salgados, reduzindo o valor calórico dessas preparações.

Leites infantis são fórmulas especialmente adaptadas ao delicado organismo do bebê, podendo substituir ou complementar a alimentação do lactente, mediante prescrição médica.

Creme de leite é a nata, ou seja, é a gordura que sobe à superfície no processo de centrifugação do leite integral. É um produto essencialmente energético, possui proteínas de alto valor biológico, sais minerais e vitaminas A e D.

Leite condensado é um produto resultante da remoção parcial da água do leite integral. Concentrado no seu teor de açúcar, tem consistência cremosa e textura homogênea.

O leite começa a perder nutrientes depois de 5 minutos no fogo, portanto evite deixá-lo no calor por muito tempo.

Propriedades e benefícios à saúde

É um dos alimentos mais completos que se conhece. A riqueza em cálcio e fósforo faz dele um alimento insubstituível, pois esses elementos são indispensáveis na formação de ossos e dentes. A vitamina A, presente em boa proporção, é essencial à visão.

O cálcio, principal nutriente do leite, é importantíssimo no desenvolvimento dos ossos. Entre a infância e a adolescência ele vai se acumulando no organismo, tais reservas serão usadas pelo corpo na fase adulta. O cálcio é essencial para manter o equilíbrio interno do organismo e participa das contrações musculares. Depois dos 40 anos, a massa óssea diminui em média 0,5% a cada ano. Aí entra o leite, boa fonte deste mineral, para frear as perdas. É excelente fonte de proteínas. O leite ainda contém fósforo e as vitaminas A, D e E.

Receitas com Leite – Clique no nome da receita para ver ingredientes, modo de preparo, dicas e a foto em tamanho grande:

 Flor de Leite (docinho de leite em pó)
Bolinho Café com Leite de Liquidificador
Pudim de Leite Condensado de Liquidificador
Panqueca de Chocolate de Liquidificador
Panqueca Versátil de Liquidificador
Pão de Forma de Liquidificador
Estrogonofe de Frango ou Camarão
Bolo Salgado de Liquidificador
Canjica Cremosa 
Pudim de Milho Verde de Liquidificador
Brigadeiro Branco sem manteiga
Brigadeiro de Chocolate sem manteiga
Brigadeiro de Queijo sem manteiga
Brigadeiro Veludo Vermelho (sem manteiga)
Docinho Azul da Cor do Mar (sem manteiga)
Docinho de Coco (Beijinho) sem manteiga
Docinho Precioso de Amendoim (Cajuzinho)
Bolo Mármore de Iogurte de Liquidificador
Bolo Nuvem de Chocolate de Liquidificador
Bolo de Aipim (Mandioca ou Macaxeira) de Liquidificador
Bolo de Farinha de Milho Pré-cozida de Liquidificador
Bolo de Santo Antônio (Bolo de Amendoim) de Liquidificador
Bolo Invertido de Liquidificador de Abacaxi, Banana ou Maçã

Clique aqui e veja todas as receitas

Clique aqui e saiba mais sobre os alimentos

Aviso Importante: Este é um blog de culinária. O objetivo dos textos sobre os alimentos é meramente o de estimular o leitor a consumir uma dieta variada e nutritiva. Todas as informações a respeito dos benefícios advindos do consumo diário e contínuo de determinados alimentos são obtidas através da pesquisa realizada em publicações sobre o assunto. O tratamento de doenças deve ser realizado com acompanhamento médico.

Clique aqui para ler a bibliografia

Anúncios

Ingredientes:

– 1 lata de leite em pó integral (não pode ser instantâneo)

– a mesma medida de açúcar refinado (a lata do leite em pó)

– 1 vidro de leite de coco (200 ml)

– açúcar cristal (para envolver os doces)

– confeitos prateados

– forma para chocolate em forma de flor

Preparo:

Misture o leite em pó e o açúcar. Acrescente o leite de coco aos poucos, misturando com as mãos.

Pegue uma porção da massa que seja suficiente para preencher a cavidade em forma de flor da sua forma. Faça uma bola com a massa e passe no açúcar. Pressione a bola de massa coberta de açúcar contra a forma para preenchê-la. Retire a flor do molde e decore-a colocando em seu centro, no lugar do miolo, um confeito prateado.

Esse receita rende bastante. O número de doces dependerá do tamanho da flor.

Dicas:

– Caso queira fazer “Pérolas de Leite“, use a mesma receita, moldando bolinhas com a massa, passando-as no açúcar cristal e colocando-as em forminhas de papel.

– Não é necessário untar as mãos com manteiga para enrolar os docinhos.

Clique aqui e veja a lista com todas as receitas

Clique aqui e saiba mais sobre os alimentos

Ingredientes:

– 2 ovos inteiros

– 1 xícara (chá) de açúcar

– 1/2 xícara (chá) de água morna (filtrada)

– 1/4 xícara (chá) de óleo

– 1 colher (sopa) (rasa) de café solúvel

– 2 colheres (sobremesa) (bem cheias) de leite em pó integral

– 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

– 2 colheres (chá) de fermento em pó

Preparo:

No liquidificador, bata os ovos, o açúcar, a água, éleo, o café e o leite. Despeje a mistura em uma tigela. Acrescente, aos poucos, a farinha peneirada e, por fim, o fermento.

Use forminhas de 7,5 cm de diâmetro (as silicone devem ser untadas apenas com manteiga; as de metal devem ser untadas e enfarinhadas). Coloque duas colheres de sopa cheias de massa em cada forminha. Asse por cerca de 30 minutos, em forno médio (180ºC) pré-aquecido.

Rendimento: 15 bolinhos

– Você saberá que o bolinho está assado quando a massa soltar das laterais da forma.

– A xícara usada como medida tem 250 ml de capacidade.

Clique aqui e veja a lista com todas as receitas

Clique aqui e saiba mais sobre os alimentos

Típicas receitas portuguesas com fotos e preparo simples. Versões mais saudáveis de deliciosas receitas portuguesas. Clique na foto para ver a foto em tamanho maior, o modo de preparo e dicas:

bolinho-de-bacalhau_blog Bolinho de Bacalhau de Forno

 Bacalhoada de Forno

 Rabada com Batata e Agrião na Panela de Pressão

 Caldo Verde

 Canja de Galinha

 Mocotó com Batata e Cenoura na Panela de Pressão

Clique aqui e veja a lista com todas as receitas

Clique aqui e saiba mais sobre os alimentos

Saiba Mais: Aveia

agosto 15, 2008

Como escolher, conservar e usar

A aveia é vendida em forma de flocos. Os flocos grossos necessitam de cozimento, e flocos finos pré-cozidos tem preparo instantâneo.
A aveia pode ser ingrediente de mingaus, sopas, bolos, salgados, biscoitos e tortas. Nas massas, pode substituir parte da farinha de trigo, enriquecendo o sabor da preparação e conferindo maior consistência.

Propriedades e benefícios à saúde

A aveia é um dos cereais mais completos. Ao ser industrializada, retêm quase integralmente o germe do grão, ao contrário de outros cereais, como trigo e arroz, que perdem, no beneficiamento e polimento, grande parte de seus elementos nutritivos.
É de fácil digestão. Rica em cálcio, fósforo,ferro, proteínas, vitaminas, carboidratos e fibras.
O consumo diário de suas fibras solúveis está relacionado ao bom funcionamento intestinal e à diminuição na absorção do colesterol total e LDL (o mau colesterol).
Tem atividade estrogênica, antioxidante e antidepressiva. Auxilia no controle da glicemia (açúcar no sangue) e da pressão arterial.

Clique aqui e veja todas as receitas

Clique aqui e saiba mais sobre os alimentos

Aviso Importante: Este é um blog de culinária. O objetivo dos textos sobre os alimentos é meramente o de estimular o leitor a consumir uma dieta variada e nutritiva. Todas as informações a respeito dos benefícios advindos do consumo diário e contínuo de determinados alimentos são obtidas através da pesquisa realizada em publicações sobre o assunto. O tratamento de doenças deve ser realizado com acompanhamento médico.

Clique aqui para ler a bibliografia

Essa lasanha é uma versão mais fácil e saudável da original lasagna italiana.

Ingredientes do molho à bolonhesa:

– 1 Kg de carne de boi moída (patinho, lagarto ou alcatra)

– 8 tomates grandes sem pele e sem sementes

– 3 dentes de alho

– 2 colheres (chá) de colorífico

– 1 folha de louro

– 1 e 1/2 colheres (chá) de sal grosso

– 1 e 1/2 xícaras (chá) de água filtrada

Ingredientes da lasanha:

– 500 g de massa para lasanha direto ao forno

– 200 g de presunto fatiado

– 300 g de mussarela ralada no ralo grosso

– orégano a gosto

Preparo do molho à bolonhesa:

Numa panela grande com antiaderente colocar a carne moída e “fritar” (sem óleo) em fogo alto. Depois que a carne estiver totalmente marrom, desligue o fogo e reserve.

Num liquidificador, bata os tomates sem pele e sem sementes, os dentes de alho sem casca e a água. Despeje o molho na panela com a carne moída, acrescente o louro, o sal e o colorífico, ligue o fogo e espere até que o molho de tomate esteja cozido (ele mudará de cor, de um tom melancia para um vermelho escuro). Reserve.

Pegue uma forma retangular de 40 cm x 27 cm (forma de metal das usadas para assar bolos). Cubra o fundo da forma com molho (nessa primeira camada evite colocar carne e coloque molho puro de tomate). Disponha uma camada de massa lembrando de deixar um espaço de 2 ou 3 dedos entre as fatias de massa pois ela inchará durante o cozimento. Cubra com mais uma camada de molho (dessa vez use molho com carne). Continue dispondo camadas de massa e de molho à bolonhesa até que a massa termine. A última camada deve ser de molho. Cubra a última camada de molho com o presunto fatiado. espalhe o queijo mussarela ralado no ralo grosso. Salpique com orégano à gosto.

Embrulhe a assadeira com papel alumínio. Leve ao forno médio (180ºC) pré-aquecido. Asse coberto por 30 minutos. Depois retire o papel alumínio e asse por mais 10 minutos para gratinar o queijo. Desligue o forno e deixe a lasanha descansar por mais 10 minutos. Sirva quente acompanhado de uma salada de alface.

Dicas:

– Compre uma peça inteira de 1 kg da carne da sua preferência, retire o nervo e a gordura, corte em cubos e moa usando a função pulsar do seu processador da alimentos.

– Para pelar os tomates, lave-os em água corrente, faça um corte em forma de cruz na casca, na parte inferior do tomate. Ferva água suficiente para cobrir os tomates, desligue o fogo e mergulhe os tomates na água por cerca de 3 minutos ou até que a casca rompa. Retire os tomates da água, espere esfriar e a pele sairá com facilidade ao ser puxada.

– Um pacote de 500 g de massa direto ao forno rende 5 camadas de massa em uma forma do tamanho indicado na receita.

– O tempo indicado na receita é o padrão para a maioria das marcas de lasanha direto ao forno.

Clique aqui e veja todas as receitas

Clique aqui e saiba mais sobre os alimentos

Faça de sua casa uma verdadeira cantina italiana usando essas receitas deliciosas, testadas e com fotos, que o “Comendo Bem” traz para você. Essas são versões mais saudáveis das tradicionais receitas italianas que todos adoram.

Clique no nome da receita para ver ingredientes, modo de preparo, dicas e a foto em tamanho grande:

pizza-de-liquidificador_blog   Pizza de Liquidificador

Facílima! Essa pizza é uma delícia que você vai querer fazer muitas vezes…

 Lasanha à Bolonhesa Direto ao Forno

Essa lasanha é uma versão mais fácil e saudável da original lasagna italiana.

 Almôndega Caseira sem gordura (cozida ou assada)

Almôndegas não precisam ser fritas. Prepare porpetas saudáveis assadas ou cozidas.

A receita também inclui um delicioso molho de tomate caseiro, perfeito para servir com as almôndegas.

 Nhoque da Fortuna

De acordo com a tradição, comer nhoque no dia 29 atrai prosperidade.

 Polenta Assada

Facílima polenta de forno. Fica pronta rapidinho e, além de ficar linda, ainda é uma delícia.

Pode ser servida como acompanhamento de carnes ou como aperitivo.

 Molho à Bolonhesa Caseiro

Traga mais sabor e saúde para a sua vida fazendo seu próprio molho à bolonhesa.

Sirva com macarrão, nhoque, polenta, panquecas

Clique aqui e veja todas as receitas

Clique aqui e saiba mais sobre os alimentos

Coloque o “Comendo Bem” nos seus favoritos e volte sempre!