Saiba Mais: Cebola

maio 19, 2008

A origem da cebola é desconhecida, sabe-se, entretanto, que é conhecida desde a antiguidade, quando era largamente consumida dos gregos, romanos, egípcios e persas. É também um dos remédios mais antigos da civilização, sendo conhecida na antiga Mesopotâmia como cura para praticamente todos os males. Esquecida durante muito tempo, foi reabilitada pelos franceses, que viram nela excelente condimento. A cebola, irmã gêmea do alho, é um tempero universal.

Como escolher, conservar e usar

A cebola pode ser branca ou roxa, o que não gera notáveis diferenças quanto ao sabor e às propriedades nutritivas. As cascas servem apenas para a proteção da cebola, devendo ser retiradas e descartadas. Escolha cebolas com a casca brilhante e intacta (lisa e sem depressões). A cebola também deve estar firme: aperte sua extremidade superior com o polegar, se a cebola estiver “fofa” não compre, pois isso significa que ela está estragada. Se, ao cortar uma cebola ao meio, verificar que o centro dela está escurecido e viscoso, isso também indica deterioração e a cebola não deve ser consumida.

A cebola também pode ser comprada em forma de pasta de tempero ou desidratada. As pastas de cebola ou de cebola e alho costumam conter sal em sua fórmula. A cebola desidratada pode ser vendida sozinha ou acompanhada de outros temperos.

Quando colocada em local seco e ventilado, a cebola se conserva por muitos dias. Pode também ser guardada na gaveta própria para legumes, na parte inferior da geladeira, por bastante tempo.
A irritação nos olhos gerada quando se corta a cebola pode ser evitada mergulhando-a (descascada) em água fria antes de usá-la.

A cebola, usualmente utilizada em refogados, atuando como coadjuvante em praticamente todas as receitas salgadas, também pode ser o ingrediente principal de deliciosas sopas e tortas. As cebolas grandes podem ser recheadas, servindo de acompanhamento para diversos assados.

Propriedades e benefícios à saúde

A cebola é, como alimento e remédio, um dos mais valiosos vegetais. A cebola, o alho e o agrião são os melhores depurativos do sangue na medicina natural. É um alimento de alto valor mineralizante pelo seu conteúdo em cálcio, enxofre, fósforo, silício e outros sais, e em vitaminas A, B e C.
A cebola deve ser usada, tanto quanto possível, crua, assim ela retém seu valor nutritivo e medicinal. Entretanto, as cebolas contém uma substância resistente ao calor capaz de prevenir os inconvenientes das gorduras e de aumentar a atividade fibrinolítica do sangue, o que é indicado contra os coágulos e o infarto. Ao ingerir alimentos gordurosos, acrescente algumas cebolas, pois elas ajudarão a amenizar os efeitos danosos da gordura no organismo.

A cebola é um antioxidante exepcionalmente forte. Repleta de diversos agentes anticancerígenos, está especificamente associada à inibição do câncer de estômago. Afina o sangue, diminui o colesterol ruim, aumenta o colesterol bom, combate a asma e a bronquite crônica. É antiinflamatório, antibiótico e antiviral. Também é laxante e diurético. É um alimento de primeira ordem para os diabéticos, pois encerra uma “insulina vegetal”, a glucoquimina. Comida diariamente, a cebola favorece a cura das enfermidades da pele. É muito útil na desintoxicação e desinflamação do fígado. É calmante e, ao mesmo tempo, tônica para os nervos. Ajuda a conciliar o sono e é bom alimento para os trabalhadores intelectuais.

Clique no nome da receita para ver ingredientes, modo de preparo, dicas e a foto em tamenho grande:

 Hamburguer Caseiro de Forno
Bacalhoada de Forno
Bolo Salgado de Liquidificador
Estrogonofe de Frango ou Camarão
Carne de Soja Deliciosa
Feijoada Leve com Couve no Vapor
Galeto Assado com Farofa de Cream Cracker
Mocotó com Batata e Cenoura na Panela de Pressão

Clique aqui e veja todas as receitas

Clique aqui e saiba mais sobre os alimentos

Aviso Importante: Este é um blog de culinária. O objetivo dos textos sobre os alimentos é meramente o de estimular o leitor a consumir uma dieta variada e nutritiva. Todas as informações a respeito dos benefícios advindos do consumo diário e contínuo de determinados alimentos são obtidas através da pesquisa realizada em publicações sobre o assunto. O tratamento de doenças deve ser realizado com acompanhamento médico.

Clique aqui para ler a bibliografia

Anúncios

14 Respostas to “Saiba Mais: Cebola”


  1. É a primeira vez que visito este site e devo dizer que gostei muito.
    Não coloquei o site pois não possuo ainda e nem sei como se cria.

  2. tacyanna Says:

    Adorei as dicas eu e minha prima estamos fazendo um pesquisa sobre a cebola .

  3. Silvana Says:

    Como muita cebola…adoro! Aprendi desde criança e uso todos os dias. Quem não usa, não sabe o que está perdendo.


  4. bom esclarecimento a respeito do valor nutritivo da cebola, gosto muito dela principalmente crua.

  5. Raquel Duarte Says:

    Élison,
    De nada! Obrigada pela visita!
    Raquel Duarte

  6. Gerson Says:

    Eu sabia que o consumo de cebola era bom,mais nao sabia o quanto, de agora pra frente vou inclui-la no meu cardapio diário, os beneficios dela são exelente. muito obrigado pela dica, vou espalhar para os meus amigos.

  7. Élison Madrid Says:

    Obrigado pelos esclarecimentos, adorei a matéria!

  8. CEICA Says:

    valeu sobre os otimos esclarecimentos a respeito dos beneficios da cebola gostei demais desta materia

  9. JOSE RAMOS Says:

    ÓTIMO, SIMPLES E ESCLARECDOR

  10. JAISON JOSE FUHR Says:

    muito interesante a matéria feita por vcs referente a cebola, pois com isso me exclareu duvidas e aumentou meu conhocimento relacionado a cebola, que ajuda a prevenir e melhorar muitos males que atacam nosso orgasnismo.
    obrigado!!!

  11. edeildo Says:

    Bom saber pois eu já a consumia frequentemente mesmo sem saber desses beneficios.Parabéns pela matéria muito esclarecedora. Obrigado!!!

  12. Gilson Says:

    gostei da matéria que voces publicaram

  13. João josé Alves Says:

    Obrigado pelo esclaracimento sobre a cebola.

  14. carlos Says:

    gostei dá materia sobre á cebola obrigado!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: