Saiba Mais: Alho

maio 19, 2008

É tempero antiqüíssimo, originário da Ásia Ocidental e Europa. Largamente usado na medicina caseira, seu uso maior está na cozinha, por conter essências aromáticas especiais que atuam sobre as mucosas, estimulando o apetite. O uso do alho como agente medicinal data de época remotíssima. Sua indicação aparece na primitiva medicina grega, hindu e egípcia.

Como escolher, conservar e usar

O alho de boa qualidade apresenta dentes graúdos e de consistência rija, recobertos por película fina e brilhante. Sua cor deve ser clara, pois dentes amarelos são típicos de alho velho.

As cabeças de alho devem ser guardadas em local ventilado e se conservam em bom estado por semanas. Como serve de proteção, a casca só deve ser retirada no momento em que se vai utilizar o alho.

Para obter um sabor picante, use um espremedor de alho ou um processador de alimentos ou bata dois ou três dentes de alho no liquidificador com o molho ou caldo da sua receita. Para obter um sabor mais delicado e adocicado, cozinhe os dentes de alho inteiros, sem casca, em sopas, ou asse-os com casca para acompanhar carnes assadas.

Propriedades e benefícios à saúde

O alho é muito valioso, não só pelas suas propriedades como condimento, mas também pelo seu conteúdo em sais e vitaminas. É um dos mais saudáveis dentre todos os vegetais. Quem usa o alho na cozinha conta com um dos mais poderosos germicidas e mais valiosos preventivos contra inúmeras enfermidades. É fonte de cálcio, fósforo e vitamina B1.

O alho é, comprovadamente, um antibiótico de amplo espectro que combate bactérias, parasitas intestinas e vírus. Diminui a pressão arterial e o colesterol no sangue. Contém vários compostos anticancerígenos e antioxidantes. Bom remédio para gripe. Funciona como descongestionante, expectorante, antiespasmódico, antiinflamatório e melhora a resposta imunulógica.
Como agente anticancerígeno e para combater bactérias, o alho cru é melhor. Entretanto, o cozimento não diminui os efeitos do alho no sentido de afinar o sangue nem outros recursos cardioprotetores e, na verdade, pode ampliá-los.

Receitas com alho:

 Almôndega Caseira sem gordura (cozida ou assada)
Bacalhoada de Forno
Bolo Salgado de Liquidificador
Estrogonofe de Frango ou Camarão
Carne de Soja Deliciosa
Feijoada Leve com Couve no Vapor
Galeto Assado com Farofa de Cream Cracker
Hamburguer Caseiro de Forno
Jiló Ensopado com Carne Moída
Mocotó com Batata e Cenoura na Panela de Pressão

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Aviso Importante: Este é um blog de culinária. O objetivo dos textos sobre os alimentos é meramente o de estimular o leitor a consumir uma dieta variada e nutritiva. Todas as informações a respeito dos benefícios advindos do consumo diário e contínuo de determinados alimentos são obtidas através da pesquisa realizada em publicações sobre o assunto. O tratamento de doenças deve ser realizado com acompanhamento médico.

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Uma resposta to “Saiba Mais: Alho”

  1. maria da guia dantas Diz:

    verdade alho e bom mesmo para gripe e eu gosto muito de usa em varias receitas minhas.


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