Saiba Mais: Laranja

maio 7, 2008

Acredita-se que é originária das regiões tropicais da Ásia e vem sendo cultivada desde os tempos mais remotos. No Brasil, foi introduzida na primeira metade do século XVI, na região litorânea do atual Estado de São Paulo.

Variedades

Existem muitas dezenas de espécies de laranja. Algumas das mais importantes no Brasil são:

– laranja-lima que tem a casca fina, é suculenta, suave e adocicada;

– laranja-pêra que é suculenta, ácida e de casca muito lisa;

– laranja-seleta que é a de maior tamanho, com polpa suculenta e sabor adocicado;

– laranja-da-terra que é levemente achatada, possui polpa não muito suculenta e sabor um tanto ácido;

– laranja-da-baía que é bem grande, quase sem sementes, com uma protuberância cônica e de polpa muito suculenta e adocicada.

Como comprar e conservar

A laranja é facilmente encontrada o ano inteiro. Para saber se está no ponto, basta verificar que esteja firme, mas cedendo à pressão dos dedos.

De preferência, guarde a fruta em local fresco e bem arejado.

Benefícios à saúde

Por ser rica em vitamina C, a laranja é poderoso remédio para a pressão alta; auxilia na síntese de colágeno (substância que oferece estrutura a músculos e tendões); contribui para a saúde dos dentes e gengivas; auxilia na absorção do ferro proveniente dos vegetais (como o feijão, por exemplo); garante resistência às infecções; e tem ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce.

A laranja encerra, ainda, diversas outras virtudes medicinais, sendo: depurativa do sangue; eficiente contra o artritismo; bom remédio para a asma e muito benéfica para as vias respiratórias; diurética; calmante do sistema nervoso e indicada nas nevralgias; especial contra as gripes, os resfriados e as febres; e, em muitos casos, remédio para dor de cabeça.

A laranja contém um conjunto completo de todos os tipos de inibidores naturais de câncer conhecidos: carotenóides, terpeno e flavonóides. Está associada a baixos índices de câncer de pâncreas, de mama e de estômago. Evita a arterioesclerose e aumenta a fertilidade masculina.

Os bebês, após o sexto mês de vida, devem tomar suco de laranja para que sejam supridas certas vitaminas (principalmente a vitamina C) que o leite, tanto o materno quanto o artificial, não fornecem.

Seu suco influi favoravelmente na eliminação do ácido úrico e impede a acidose (diminuição do pH sanguíneo), que acomete principalmente as pessoas sedentárias e as de idade avançada. Os que abusaram da carne na alimentação devem consumir muita laranja.

É bom ingerir tanto o suco como o bagaço, muito bem mastigado, de uma ou duas laranjas por dia. A celulose do bagaço desperta o peristaltismo e alimenta a flora intestinal, combatendo a prisão de ventre.

Clique no nome da receita para ver ingredientes, modo de preparo, dicas e a foto em tamanho grande:
 Bolo de Laranja de Liquidificador
Feijoada Leve com Couve no Vapor

Clique aqui e veja todas as receitas

Clique aqui e saiba mais sobre os alimentos

Aviso Importante: Este é um blog de culinária. O objetivo dos textos sobre os alimentos é meramente o de estimular o leitor a consumir uma dieta variada e nutritiva. Todas as informações a respeito dos benefícios advindos do consumo diário e contínuo de determinados alimentos são obtidas através da pesquisa realizada em publicações sobre o assunto. O tratamento de doenças deve ser realizado com acompanhamento médico.

Clique aqui para ler a bibliografia

Anúncios

6 Respostas to “Saiba Mais: Laranja”


  1. eu preciso para a escola do trabalho de portugues muito obrigado

  2. josét Says:

    Que legal esse site! Eu tambem gostei das inforamçoes atribuidas a essa fruta tão importante para nossa saúde…eu não tinha o hábito de engerir… mas vendo seus benefícios irei de colocar no meu cardápio no dia a dia..um abraço.

  3. valter gonzaga de arrudda Says:

    Muito boa informaçao excelente sb a laranja lima.

  4. raissa Says:

    eu achei essas informações bem legaisprincipalmente a daslaranjas comentem mais

  5. Sonia Says:

    Execelentes essas informações sobre a laranja,
    principalmente para a hipertensão, achei muito
    bom. Mais uma razão para consumir mais.

  6. sydea Says:

    muito boas as informações sobre a laranja, me surpreedeu pois não sabia o que seria capaz, vou consumir frequentemente laranja.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: