Saiba Mais: Batata

abril 18, 2008

BATATA INGLESA

Os colonizadores espanhóis da América levaram a batata para a Europa. Durante muito tempo, entretanto, ela foi considerada alimento de segunda categoria. Seu uso se popularizou apenas depois que Luís XVI, rei da França, o impôs ao povo, para substituir o trigo que estava em falta na época.

Devem ser firmes, ter casca lisa e tamanho uniforme. Não se deve comprar as batatas com nódulos, partes murchas, pontos pretos ou manchas verdes. Batatas com brotos estão velhas.
Devem ser guardadas em lugar seco, arejado, longe de luz e bem protegidas de insetos. Também pode-se colocá-las na gaveta da geladeira. Não devem, porém, ser amontoadas, mas espalhadas, para evitar germinação nas batatas que ficam embaixo.

A batata descascada logo escurece, em conseqüência da oxidação da vitamina C. Para evitar que isso ocorra, basta colocá-las imediatamente numa vasilha com água.

Por ser pobre em proteínas e gorduras, a batata é um alimento de fácil digestão. É altamente nutritiva, substituindo o pão branco com vantagem. Contém vitamina A, B1, B2, C e niacina, e vários minerais como, por exemplo, o cálcio.

BATATA-DOCE

Nativa de terras americanas, a batata-doce é a raiz de uma planta rasteira que não exige cuidados especiais no cultivo e se multiplica com extrema facilidade. No Brasil é bastante conhecida, mas seu uso é difundido no norte e nordeste, onde se costuma comê-la cozida ou assada na primeira refeição do dia.

Deve ser lisa, firme e sem cortes ou sinais de deterioração, pois seu processo de apodrecimento é muito rápido. E, ainda que apenas um pedaço pequeno esteja estragado, todo o resto adquire gosto ruim. Deve-se conservá-la da mesma forma que a batata inglesa.

Ao prepará-la, convém manter a casca, para preservar seus nutrientes. Para isso, deve-se lavá-la esfregando-a com uma escovinha e enxugando com papel toalha. Depois de assada ou cozida a batata, a casca pode ser retirada com facilidade e não deve ser consumida.
Combina muito bem com carne de porco, cabrito e presunto. Tem sabor muito semelhante ao da castanha européia, podendo substituí-la em algumas preparações.

É boa fonte de vitaminas C e B6, potássio e outros minerais, e excelente fonte de vitamina A.

BATATA-BAROA

Também conhecida por mandioquinha, é uma raiz comestível, como a mandioca. O nome batata-baroa originou-se do fato de ter sido introduzida no Brasil pelo barão de Nova Friburgo que a trouxe das Antilhas.

Quando de boa qualidade, é firme, lisa, de cor amarelo clara, com as extremidades viçosas. Pode ser conservada durante aproximadamente uma semana, depois torna-se mole e enruga, perdendo o sabor.

É muito utilizada para sopas e purês, principalmente na alimentação das crianças. Sendo usada, ainda, cortada em fatias finas e fritas em óleo, acompanhando carnes ou assados.

É um bom diurético. E contém niacina, substância que evita problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso.

Clique no nome da receita para ver foto em tamanho grande, ingredientes, modo de preparo e dicas:

 Nhoque da Fortuna
Bacalhoada de Forno
Caldo Verde
Mocotó com Batata e Cenoura
Rabada com Batata e Agrião

Clique aqui e veja todas as receitas

Clique aqui e saiba mais sobre os alimentos

Aviso Importante: Este é um blog de culinária. O objetivo dos textos sobre os alimentos é meramente o de estimular o leitor a consumir uma dieta variada e nutritiva. Todas as informações a respeito dos benefícios advindos do consumo diário e contínuo de determinados alimentos são obtidas através da pesquisa realizada em publicações sobre o assunto. O tratamento de doenças deve ser realizado com acompanhamento médico.

Clique aqui para ler a bibliografia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: