Saiba Mais: Soja

março 21, 2008

Soja, feijão-soja, feijão de soja ou feijão chinês são nomes dados às sementes de uma planta pertencente à família das Leguminosas (a mesma do feijão).

Propriedades nutritivas e benefícios à saúde

O que mais caracteriza a soja sob o aspecto nutritivo é a composição das suas proteínas que, apesar da origem vegetal, são de alto valor biológico, assemelhando-se bastante às proteínas do leite, da carne e do ovo. Apresenta baixo teor de gorduras saturadas e é boa fonte de sais minerais (como o cálcio, o ferro e o magnésio) e vitaminas (principalmente as do complexo B, E e K).

A soja contém isoflavona, um fitormônio que ajuda na regulação hormonal. Alivia os sintomas da menopausa e ajuda a controlar o diabetes, a osteoporose e a arteriosclerose.

A soja tem um potencial anticancerígeno impressionante. Possui pelo menos cinco agentes anticancerígenos conhecidos. Combate o desenvolvimento dos hormônios relacionados ao câncer de mama e de próstata e bloqueia totalmente ou retarda o desenvolvimento de câncer de cólon, boca, pulmão, fígado, pâncreas e esôfago. Aparentemente, apenas a proteína de soja tem propriedades protetoras: isso inclui a soja, a proteína de soja texturizada, o leite de soja, o tofu, o missô e o tempeh, mas não inclui o molho de soja e o óleo de soja.

Soja em Grãos

Pode ser usada em saladas e caldos, de forma parecida ao feijão. Antes de preparar, deve-se deixar de molho durante 12 horas e retirar a película que envolve o grão, o que facilita o cozimento e permite um maior aproveitamento de seus nutrientes.

Carne de soja (proteína texturizada de soja)

É obtida do grão da soja desengordurado através de um processo que combina alta temperatura e pressão. É rica em proteína de origem vegetal e de baixíssimo teor de gordura. Pode se apresentar em pedacinhos pequenos (semelhante à carne moída) ou em pedaços grandes (parecidos com cubos de carne). Também pode ser clara (como a carne de frango) ou escura (como a carne bovina). Pode ser utilizada em diversos pratos em substituição à carne. Antes de qualquer preparação, deve ser deixada de molho em água quente por pelo menos 30 minutos ou até que esteja macia.

Leite de soja (extrato de soja)

Seu processo de extração é feito a partir da retirada da casca do grão que em seguida é deixado de molho e depois prensado a fim de extrair toda a sua parte líquida. É bem concentrado em vitaminas e minerais, podendo ser usado em substituição ao leite de vaca em diversas receitas, na mesma proporção. É de fácil digestão e, por não conter lactose, pode substituir o leite de vaca na alimentação de pessoas com intolerância a essa proteína.

Shoyu (molho de soja)

É um molho fermentado a base de soja em grão. É obtido através da mistura com outros cereais (como, por exemplo, o milho) e sal. É um condimento muito apreciado na culinária oriental.

Farinha de Soja

É obtida através da moagem do grão da soja. Contém fibras que ajudam no bom funcionamento intestinal. Pode ser usada em substituição às farinhas ou parte delas em diversas receitas.

Lecitina de soja

Tem apresentação líquido-pastosa e cor escura. Pode ser usada como ingrediente de diversas receitas.

Missô

É uma pasta produzida através da fermentação natural dos grãos da soja. Essa fermentação pode ser feita junto a outros cereais e salgada. Tem consistência pastosa e cor marron. É usado para dar sabor a sopas, peixes e molhos de saladas. Deve-se usa-lo sempre após o cozimento, pois ele não deve ser levado ao fogo.

Tempeh

É produzido através da fermentação induzida de grãos de soja, se transformando em uma massa branca compacta. A fermentação produz também agentes antibióticos que aumentam a resistência do organismo contra infecções intestinais. A ação das enzimas durante a fermentação faz com que os grãos se tornem mais fáceis de digerir.

Clique no nome da receita para ver a foto em tamenho grande, ingredientes, modo de preparo e dicas:

 Carne de Soja Deliciosa 

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Aviso Importante: Este é um blog de culinária. O objetivo dos textos sobre os alimentos é meramente o de estimular o leitor a consumir uma dieta variada e nutritiva. Todas as informações a respeito dos benefícios advindos do consumo diário e contínuo de determinados alimentos são obtidas através da pesquisa realizada em publicações sobre o assunto. O tratamento de doenças deve ser realizado com acompanhamento médico.

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3 Respostas to “Saiba Mais: Soja”

  1. Laly Says:

    olá, eu não era fã de soja mas pensando bem ela é muito nutritiva ate ja comprei carne de sojapara experimentar suco que contem soja, estou me adaptando pois ainda acho estranho o gosto por falta de costume pra mim é novidade.rsrsr
    grata,
    Att….

  2. Irani Says:

    Adorei saber sobre a soja, pois já havia incluído o uso em meus hábitos alimentares mesmo sem saber dos seus benefícios.
    Agora sei porque a minha saúde anda bem.

  3. LINDELMAR FREITAS Says:

    OLÁ, GOSTEI MUITO DE SABER A RESPEITO DAS PROPRIEDADES DA SOJA, EU TENHO ME INTERESSADO NO ASSUNTO “SOJA”, POIS ESTOU COM DEFICIÊNCIA HORMONAL E OUVI DIZER QUE A SOJA AJUDA.


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