Saiba Mais: Chocolate

março 17, 2008

Sabe-se que astecas e maias consumiam chocolate bem antes da chegada dos espanhóis à América e que, nas grandes festas que celebravam na época da plantio do cacau, a planta era oferecida aos deuses. Segundo uma lenda desses índios americanos, foi o deus da Lua que deu a planta aos homens, depois de roubá-la do país dos filhos do Sol.

Naquela época, os nobres usavam as sementes do cacau como moedas nas transações comerciais. Essas sementes serviam ainda para pagar os tributos ao imperador.

Os indígenas chamavam cacahuatl o fruto que, depois de queimado dava origem a tabletes marrons que os sacerdotes comiam; e tchocolath a bebida extraída do fruto.

O cacau era então um alimento muito difundido. Misturado com farinha de milho, cozido em água e temperado com pimenta-caiena, era um dos grandes alimentos populares. Os nobres também o consumiam, mas de maneira mais sofisticada: uma mistura de cacau, mel, suco de uma espécie de agave, canela e baunilha.

A princípio, o preparado consumido na América não teve aceitação na Europa. Tanto que, quando os piratas europeus capturavam um navio carregado de cacau, o produto era atirado ao mar. Por fim, os europeus aprenderam a preparar o chocolate, forma pela qual o cacau tornou-se muito popular, e terminaram por disseminar o cultivo da planta pelo mundo.

O cacau e seus produtos

A manteiga de cacau e o cacau em pó (ou chocolate em pó) são conseguidos através de uma única operação: da massa feita com as favas do cacau (massa de cacau) se extrai a manteiga, e a parte restante, depois de tratada, se transforma no chocolate em pó.

O chocolate amargo é composto de massa de cacau e manteiga de cacau. O chocolate meio amargo contém massa de cacau, manteiga de cacau e açúcar. O chocolate ao leite é feito com massa de cacau, manteiga de cacau, açúcar e leite em pó. E o chocolate branco não contém massa de cacau, sendo seus ingredientes simplesmente a manteiga de cacau, o açúcar e o leite em pó.

Uso culinário

O chocolate em pó é ideal para preparar massas de bolo, biscoitos e docinhos. É muito usado em massas leves e fofas, pois não altera sua consistência.

O chocolate em barra pode ser utilizado em cremes, mousses, bombons recheados, trufas, pavês, tortas, recheios e coberturas.

Valor nutritivo

O chocolate contém alto teor de gordura e açúcar, com exceção do chocolate em pó, que, por não ter manteiga de cacau, fornece menos calorias. É rico em sais minerais e vitaminas do complexo B. Estimulante do sistema neuromuscular, seu consumo beneficia as funções renais e cardíacas e alivia o cansaço intelectual. Fácil de digerir, não deve, no entanto, ser consumido em excesso, o que pode provocar um desequilíbrio alimentar. O chocolate também auxilia no combate à depressão, por ser rico em metilxantina.

Clique no nome da receita para ver a foto em tamanho grande, igredientes, modo de preparo e dicas:

 Bolo Nuvem de Chocolate de Liquidificador
Brigadeiro de Chocolate sem manteiga
Panqueca de Chocolate

Clique aqui e veja todas as receitas

Clique aqui e saiba mais sobre os alimentos

Aviso Importante: Este é um blog de culinária. O objetivo dos textos sobre os alimentos é meramente o de estimular o leitor a consumir uma dieta variada e nutritiva. Todas as informações a respeito dos benefícios advindos do consumo diário e contínuo de determinados alimentos são obtidas através da pesquisa realizada em publicações sobre o assunto. O tratamento de doenças deve ser realizado com acompanhamento médico.

Clique aqui para ler a bibliografia

Anúncios

Uma resposta to “Saiba Mais: Chocolate”

  1. michelle Says:

    nossa vou faser este bolo pra ver se é muito bom quanto a aparencia depois falo pra vcs,parece ser uma delicia.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: