Saiba Mais: Carne Bovina

março 1, 2008

Animais são criados e domesticados pelo homem desde os tempos mais remotos, tanto para servir de alimento e transporte, como para a recreação. Dentre os animais criados pelo homem, o que mais produtos oferece é o gado bovino. Dele se obtém leite, carne, couro, gelatina, cola etc.

As primeiras cabeças de gado bovino chegaram ao Brasil no início da colonização e o gado tornou-se, pouco a pouco, produto de primeira necessidade em nosso país. A pecuária desenvolveu-se, sobretudo, nas caatingas do nordeste e nas campinas do Rio Grande do Sul, ambas vinculadas à zona da mineração do centro, para onde forneciam carne e animais de carga. No nordeste, onde crescia a economia açucareira, o gado movia os trapiches e puxava os carros de linha e açúcar.

Como comprar

A carne é classificada em primeira, segunda e terceira categorias, segundo a sua localização no boi. Contudo, essa distinção não implica diferença sob o ponto de vista nutritivo. A carne de terceira é tão rica em proteínas quanto a de primeira e as vísceras, de custo mais baixo, oferecem mais minerais e vitaminas que a carne de primeira.Quando em bom estado, a carne apresenta consistência firme e elástica e cor vermelha. A tonalidade varia de acordo com a idade do animal, sendo a vitela mais clara e rosada que a carne de boi adulto. A carne crua jamais deve ser comprada quando marrom, cor indicativa de que a mesma não está fresca.

São considerados cortes de primeira: contrafilé, filé mignon, coxão mole (chã-de-dentro), coxão duro (chã-de-fora), patinho, lagarto e alcatra. De segunda categoria são: paleta (braço ou pá), acém, aba e capa de filé, fraldinha e peito. Entre as carnes de terceira estão: ponta de agulha (costela), pescoço e músculo (chamado ossobuco quando acompanhado do osso).

Como conservar

Para uso imediato, a carne deve ser guardada na parte mais fria da geladeira. Quando quiser conservá-la por mais tempo, guarde-a no congelador, acondicionada em um recipiente plástico tampado.Para descongelar, retire o pote do congelador e coloque-o na parte inferior da geladeira, por cerca de 12 horas. A carne também pode ser descongelada, em poucos minutos, no microondas, em potência baixa. Jamais descongele a carne em temperatura ambiente, ou ela se tornará imprópria para o consumo.

Como usar

Ao fritar bifes, salgue apenas no final do cozimento, porque o sal facilita a saída dos sucos do interior da carne, o que pode torná-la menos macia e saborosa.Ao cozinhar a carne imersa em líquidos, dê preferência à panela de pressão, pois o cozimento mais rápido e em altas temperaturas torna a carne mais macia. Nesse caso, o sal deve ser adicionado ao caldo, antes do cozimento.

No caso de assados, a carne deve receber o sal algumas horas antes de ir ao forno para que absorva seu sabor.

Veja receitas com carne bovina:

 Molho à Bolonhesa
Almôndega sem gordura (cozida ou assada) 
Feijoada Leve com Couve no Vapor
Hamburguer de Forno
Jiló ensopado com Carne Moída
Mocotó com Batata e Cenoura 
Rabada com Batata e Agrião 

Clique aqui e veja todas as receitas

Clique aqui e saiba mais sobre os alimentos

Aviso Importante: Este é um blog de culinária. O objetivo dos textos sobre os alimentos é meramente o de estimular o leitor a consumir uma dieta variada e nutritiva. Todas as informações a respeito dos benefícios advindos do consumo diário e contínuo de determinados alimentos são obtidas através da pesquisa realizada em publicações sobre o assunto. O tratamento de doenças deve ser realizado com acompanhamento médico.

Clique aqui para ler a bibliografia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: