Saiba Mais: Jiló

março 11, 2008

Conhecido na América de fala espanhola como “giló del brasil”, o jiló, provavelmente originário da Índia, é abundante na África e no Brasil. É uma fruta, parente da jurubeba e do pimentão.

Como comprar

A melhor época para comprar jiló é de fevereiro a maio. Devem estar lisos, brilhantes, firmes, sem machucados e sem picadas de insetos. Sua coloração deve ser verde uniforme, pois quando amadurecem e adquirem coloração amarela seu sabor se torna excessivamente amargo e desagradável.

Como conservar

O jiló deve ser limpo e guardado em saco plástico, na geladeira, na gaveta própria para frutas e legumes. Nessas condições podem permanecer por até 4 dias sem se alterar.

Como usar

Se quiser retirar o amargor do jiló, corte-o em 4 partes e deixe de molho em água com sal por cerca de 15 minutos antes de cozinhar.

Para melhor aproveitamento de suas vitaminas, cozinhe o jiló no vapor ou em pouca água, em baixa temperatura, aproveitando a água do cozimento para fazer arroz ou sopas.

Pode ser consumido com ou sem casca. Quando tirar a casca, ela deve ser a mais fina possível, para evitar a perda de valor nutritivo, para isso o ideal é utilizar um descascador de legumes bem afiado.

O jiló deve ser cozido sempre, depois, pode ser refogado ou frito à milanesa ou empanado.

Benefícios à saúde

É boa fonte de vitamina C, vitamina A e cálcio, sendo também rico em vitaminas do complexo B, como as vitaminas B1, B2 e a niacina, particularmente importante para a pele, nervos e aparelho digestivo.

O jiló provoca uma maior secreção de sucos digestivos, auxiliando a digestão dos demais alimentos. Esse fruto guarda também propriedades favoráveis para o fígado, devendo, para surtir o efeito benéfico desejado, ser consumido em refeições sem adição de óleo ou gorduras. Recomenda-se incluí-lo numa dieta redutora de colesterol, juntamente com berinjela e cenoura crua.

Clique no nome da receita para ver ingredientes e modo de preparo:

 Jiló Ensopado com Carne Moída 

Clique aqui e veja todas as receitas

Clique aqui e saiba mais sobre os alimentos

Aviso Importante: Este é um blog de culinária. O objetivo dos textos sobre os alimentos é meramente o de estimular o leitor a consumir uma dieta variada e nutritiva. Todas as informações a respeito dos benefícios advindos do consumo diário e contínuo de determinados alimentos são obtidas através da pesquisa realizada em publicações sobre o assunto. O tratamento de doenças deve ser realizado com acompanhamento médico.

Clique aqui para ler a bibliografia

26 Respostas to “Saiba Mais: Jiló”

  1. Cidinha Diz:

    Amo jil[o de qualquer jeito!!!!! É maravilhoso reinventar sempre!!!!! Parabéns por todas as informações super úteis aos usuários!!!!! Um grande abraço


  2. Aprendi fazer omelete de jiló fica uma delicia com arroz

  3. Maria Rosa Diz:

    Obrigado adorei as informações sobre o jiló, era o que estava precisando saber .

  4. luci Diz:

    encontrei jilo na mouraria em lisboa, numa loja de produdos indianos, que maravilha

  5. nair Diz:

    Adorei, saber de suas propriedades, gosto muito de jilo, cozido com alho, tudo de bom.

  6. marcelo machado Diz:

    Não sabia das propriedades do jiló minha mãe fez em casa e o unico que gostou fui eu e três vezes por semana minha esposa faz cozido e como com limão é uma delicia vou continuar a comer é muito gostoso.

  7. ivanilda Diz:

    ivanilda godinho
    adoro jilo hoje tive curiosidade de saber a respeito .reeducando meu modo de se alimentar por isso ,fui a procura de saber a respeito fiquei satisfeita e feliz com os resultados .obrigada .

  8. carmen Diz:

    minha mae tem uma horta de jilo e toda minha familia adora

  9. Ana Diz:

    onde e que posso encontrat o fruto o jiló,aqui em portugal?sou do centro,perto de lisboa,

  10. sergio Diz:

    Sou o mais novo consumidor de jilo.

  11. Fabiana Ferreira Diz:

    Eu amo jiló de paixão, aprendi a gostar através do cheiro até que um dia eu encarei e amei.
    Se deixar como jiló com arroz nem precisa de carne.

  12. Ivanete Nogueira Soldado Diz:

    Boa tarde, estava agora a procura de uma receita de jiló para uma Cliente da loja e vi este blog achei fantastico, e em resposta a Sra Catarina Camoes, temos jilo em nossa loja aqui na margem sul, SUPERMERCADO ALO BRASIL NA AMORA, AO LADO DA EDP, faça uma visita.
    Obg
    bom fds

  13. Raquel Duarte Diz:

    Catarina,
    Eu moro no Rio de Janeiro, no Brasil. Infelizmente, não sei lhe dizer onde encontrar jiló em Portugal.
    Obrigada pela visita e volte sempre!
    Raquel Duarte

  14. Catarina Camões Diz:

    onde posso comprar jiló? vivo na margem sul,lisboa
    obrigado


  15. ESTA RECEITA SÓ DE LER JÁ DÁ ÁGUA NA BOCA AMO JILÓ!!!!!

  16. silvania Diz:

    sem comentarios
    é muito bom, sempre que preparo é com água na boca

  17. maria frança Diz:

    aprecio jilo porque tem sabor inconfundivel e marcante principalmente do amarguinho que é seu diferencial, gosto de todos alimentos do genero

  18. auri Diz:

    …pode ser a maneira de me espressar, mas eu aprecio muito o sabor do jilo em forma de omelete.

  19. auri Diz:

    jilo e comigo mesmo, no almoco e no jantar.

  20. Francisco Diz:

    eu apreciava um passaro(canário) que comia jiló todos os dias e dai resolvi experimentar achei meio esquesito mas acostumei e não passo mais sem ele pois é muito benefico para o organismo.


  21. eu adoro jiló cozido com caldinho.
    agora que sei que e bom para a má digestão, vou usá-lo com mais frequência.


  22. Aprendi comer jilo na minha gravides,eu odiava jilo, mas agora nao fico sem ele.

  23. cileia Diz:

    Sempre gostei muito de comer jilo, agora mais ainda. Gosto to de qualquer jeito que for preparado, principalmente cru na salada, é todo de bom…

  24. nailson Diz:

    sou apreciador de verduras consideradas por muitos de sabor desagradavel como o jilo e a berinjela, porem todos sabemos de seus beneficios a saude e que devemos inclui-los na nossa dieta.

  25. gilberto Diz:

    obrigado pelas informaçoês sobre o gilo, gostei muito porque tenho um pé em meu quintal e só eu que gosto.

  26. joci Diz:

    Incríveis as propriedades do jilo, apartir de agora passarei a consumi-lo.


Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 52 outros seguidores

