Saiba Mais: Abacaxi

março 2, 2008

O abacaxi é um fruto originário da América do Sul. Sabe-se que o Nordeste brasileiro é um dos primeiros locais de seu cultivo em todo o mundo. Esse fruto, desde antes do descobrimento do nosso país, era conhecido pelos índios brasileiros, que o consumiam ao natural ou transformado em bebida fermentada, que era de uso generalizado entre as tribos.

Os colonizadores levaram mudas do abacaxi para as Antilhas, Açores e Portugal. Sua propagação pela Europa, África e Ásia verificou-se, então, com enorme rapidez. Em pouco tempo, o abacaxi passava a figurar como apreciada iguaria nas mesas de reis e nobres da Europa, onde, durante muito tempo, foi cultivado em estufas e seu consumo considerado luxo.

Benefícios à saúde

O abacaxi é rico em diversos nutrientes. Ele é um ótimo alimento para o verão, pois é composto por 86% de água, ajudando na hidratação do organismo, essencial nessa época do ano. Além disso, possui vitamina A, que faz bem à pele e aos olhos. E também contém vitamina C, que favorece a boa dentição e facilita a circulação sanguínea.

Ocorre no abacaxi uma enzima denominada bromelina. Essa enzima tem a propriedade de decompor certas proteínas e, por isso, muitas vezes o abacaxi é empregado como vermífigo para determinados tipos de vermes que se prendem ao intestino por um muco. A ação dessa enzima também auxilia a digestão e favorece a expectoração do catarro, havendo, no mercado, xaropes à base de bromelina. Essa enzima, no entanto, é destruída pelo calor do cozimento, portanto, para usufruir de suas propriedades medicinais é necessário consumí-lo cru.

Mas o abacaxi tem diversas outras aplicações na medicina caseira, sendo utilizado no tratamento da bronquite e da difteria. É também usado como diurético, combate a prisão de ventre, desobstrui o fígado, combate inflamações do tubo digestivo e auxilia na cura de febres intestinais. É muito útil em caso de cálculos renais e vesicais. É bom contra enfermidades da bexiga, da próstata e da uretra. É bom remédio contra reumatismo e artritismo e é depurativo do sangue.

Como comprar, conservar e usar

A melhor forma de ver se um abacaxi está maduro é puxar as folhas da coroa. Se elas saírem facilmente, ele está bom para ser consumido. A cor da casca, infelizmente, não serve de indicativo confiável, pois nada significa na escolha de um bom abacaxi.

Como a deterioração do abacaxi sempre começa em torno da coroa, ela só deve ser arrancada no momento em que se for utilizar a fruta.

Para descascar o abacaxi, comece cortando o topo, onde fica a coroa. Depois retire uma fatia fina na base para manter a fruta em pé sobre uma tábua. Utilize uma faca grande e bem afiada para retirar a casca do fruto, cortando no sentido da coroa para a base.

O abacaxi acompanha a carne de porco, podendo ser assada junto com ela, no forno. Combina também com peixes, crustáceos e aves de carne mais gordurosa. Em saladas e bebidas o abacaxi é muito usado junto com outras frutas.

Clique na receita para ver a foto em tamanho grande, ingredientes, dica e modo de preparo:

 Bolo Invertido de Liquidificador de Abacaxi, Banana ou Maçã

Clique aqui e veja todas as receitas

Clique aqui e saiba mais sobre os alimentos

Aviso Importante: Este é um blog de culinária. O objetivo dos textos sobre os alimentos é meramente o de estimular o leitor a consumir uma dieta variada e nutritiva. Todas as informações a respeito dos benefícios advindos do consumo diário e contínuo de determinados alimentos são obtidas através da pesquisa realizada em publicações sobre o assunto. O tratamento de doenças deve ser realizado com acompanhamento médico.

Clique aqui para ler a bibliografia

About these ads

14 Respostas to “Saiba Mais: Abacaxi”


  1. Gostei da matéria….vou recomendar aos meus pacientes!

  2. bruna Diz:

    adorei a matéria!

  3. ingrid Diz:

    sempre comi abacaxi mais eu não sabia o bem que ele faz ao nosso corpo obrigada

  4. rosi Diz:

    Que maravilha,é o meu fruto favorito,eu não sabia do seu valor nutricional! Muito obrigada pela informaçao!

  5. Marinalva Diz:

    outubro 21, 2010 at 10:36pm

    Amei sua matéria, sempre tive restrinção em consumir essa fruta por ñ saber o bem que ela faz. Agora sim vou consumir se possível todos os dias.
    obrigada.

  6. Nilton Ramos Diz:

    Sempre gostei deste fruto,mais não sabia de seus beneficios, agora estarei explorando ou usando mais o abacaxi! valeu mesmo.

  7. luana karoline Diz:

    amei sua materia,eu odeio abacaxi mas com sua materia vou começar a comer

  8. Odinei N Diz:

    Parabens, é de paginas como essas que as pessoas precisam para manter o bem estar…valeu

  9. Byanka Diz:

    Adorei o que o abacaxi tem de mas importante, pois nao sabia o tanto de beneficios que o abacaxi teem pra nos da…

  10. josy Diz:

    Ñ SABIA AS PROPRIEDADES MEDICINAIS DESSA FRUTA MARAVILHOSA.
    ADOREI ESTA DE PARABENS!!!

  11. selma Diz:

    Agora sairam todos os mitos sobre o abacaxi….amei sua máteria

  12. Jucineide Diz:

    Ola!

    Esta e a informacao que estava necessitando.
    Obrigada, Jucineide

  13. LUÉCIA FARIA Diz:

    A sua pasta me ajudou muito. Obrigada por publicar ela beijosssss!!!

  14. lekiinha Diz:

    adoorei sua matéria!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 52 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: